Grupo participa de palestra com cardiologista

Publicado em 25/03/2019 às 10:23 - Atualizado em 25/03/2019 às 10:23

Para acompanhar e controlar as doenças dos portadores de hipertensão arterial e diabetes, a Unidade Saúde da Família de Atalanta implantou o grupo de hiperdia. Os encontros acontecem uma vez ao mês, sempre na primeira quarta, no período matutino, na câmara de vereadores. O grupo é coordenado pela enfermeira Lara da unidade em parceria com, psicóloga, farmacêutico, técnicas em enfermagem, médicos, ACS, fisioterapeuta, educador físico e dentista.

De acordo com a enfermeira Lara Fernanda Kersbaumer, a formação deste grupo, busca desenvolver atividades voltadas para a promoção da saúde, também permite detectar e acompanhar novos casos da doença. O grupo teve incio no ano de 2018 e está sendo retomado em 2019 com a participação muito especial do cardiologista Drº Paulo Sawada, falando sobre riscos cardiovasculares, neste primeiro encontro do ano a atividade foi realizada nas dependências da câmara de vereadores do município no dia 1 de março e atraiu um grande público.

Os grupos de hiperdia nas Unidades Básicas de Saúde visam garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos hipertensos e diabéticos. A proposta é atendimento, acompanhamento e controle, troca de experiências entre os pacientes, conscientização e promoção de atividades dinâmicas, porque para nos mantermos bem devemos ter momentos de conversa, não devemos esperar o futuro mudar nossa vida, porque o futuro é a consequência do presente.