Grupo Pierre Martin de Espeleologia realiza expedição em Atalanta

Publicado em 28/04/2014 às 15:27 - Atualizado em 28/04/2014 às 15:39

Grupo Pierre Martin de Espeleologia realiza expedição em Atalanta

Entre os dias 18 a 23 de Abril, Atalanta e outros municípios da região do Alto Vale do Itajaí, receberam a visita do Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME). O grupo tem Sede na cidade de São Paulo e atua no estudo de cavernas desde o ano de 1986.

Esta foi à segunda expedição realizada no Estado de Santa Catarina. Os pesquisadores definiram a área de estudo na região, pois ao longo do Vale do Rio Itajaí existem áreas bem definidas associadas a uma determinada formação geológica, e que ocorre somente no Brasil.

Além do aspecto espeleológico, a expedição teve como objetivo vivenciar os costumes, gastronomia, arquitetura, vegetação e tantos outros aspectos regionais do Alto Vale do Itajaí.

Em Atalanta o GPME realizou estudos na área do Sr. Abelino Jochem; na RPPN Serra do Pitoco e no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Na passagem pelo município os pesquisadores aproveitaram a oportunidade para realizar uma palestra com algumas turmas de estudantes da rede municipal.

O GPME está preparando um relatório com os resultados da expedição. Esse relatório será disponibilizado pelo grupo à Secretaria de Meio Ambiente de Atalanta que fará a sua divulgação.
Para saber mais sobre o Grupo Pierre Martin de Espeleologia acesse:
www.gpme.org.br
www.blog.gpme.org.br